O prefeito Airton Garcia informou na manhã desta sexta feira (10/02) que preve resolver o problema com a falta de médicos, na cidade de São Carlos.
Relembrando…
No mês de janeiro os atendimentos nas UBSs dos bairros Santa Felícia e Cidade Aracy foram interrompidos pelos médicos. Os profissionais alegaram que estavam sem receber desde o final do ano de 2016, e que por isso paralisaram o atendimento.
RPA
A forma com que os médicos foram contratados foi considerada ilegal pelo Ministério Público. A contratação através de Recibo de Pagamento Autônomo (RPA) não pode continuar na cidade. Os médicos que estavam sem receber eram contratados através desse sistema, e por isso começou o transtorno.
Médicos contratados por sistema de RPA não são funcionários públicos, eles tem um contrato com a prefeitura quase nos mesmos moldes de contrato de prestação de serviços.
Resolvendo o problema
O prefeito informou à Rádio São Carlos que encontrou uma solução jurídica para efetuar os pagamentos atrasados dos profissionais, e que a prefeitura abriu processo seletivo para a contratação de novos médicos. A inscrição para o processo seletivo poderá ser feito entre os dias 13 a 17 de fevereiro na Seção de Recrutamento e Seleção de Servidores. Serão contratados médicos plantonistas (urgência e emergência) nas seguintes áreas, Neurologista, Clínico, Neurologista Clínico Infantil, Cardiologista, Proctologista, Gastroenterologista, Ginecologista, Clínico Geral, Urologista e Cirurgião Oncológico.
Moisés Lazarine
O vereador está lutando para melhorar o sistema de saúde da cidade de São Carlos. Tem participado de reuniões com vereadores e secretário de saúde, participou de audiências públicas e em conjunto com alguns vereadores foi ao Ministério Público para se inteirar do assunto. O vereador corre atrás de emendas parlamentares para a Saúde de São Carlos.
“Não estamos parados, estamos batalhando para resolver o problema da saúde na cidade”, disse o vereador.